domingo, 2 de novembro de 2014

Roraima recebe Mostra de Cinema e Direitos Humanos da América do Sul

Glbo.com
G1

A 9° Mostra Cinema e Direitos Humanos da América do Sul vem a Roraima no período de 17 a 22 de novembro, no CineSESC Abrahim Jorge Fraxe, zona Oeste de Boa Vista. Os filmes serão exibidos sempre das 14h às 22h. O trabalho é composto por curtas, médias e longas-metragens em formato digital. A programação se estende por seis dias e é totalmente gratuita.
Em sua nona edição, a Mostra de Cinema e Direitos Humanos da América do Sul se desdobra em Mostra Competitiva; Mostra Lúcia Murat e Mostra Mostra Memória Verdade. O sistema  de exibição da mostra promove a inclusão de deficientes auditivos e visuais. Os filmes apresentam 'closed caption' e há sessões com áudio-descrição.
Iniciada em dezembro de 2006, em alusão ao aniversário da Declaração dos Direitos Humanos, a Mostra de Cinema e Direitos Humanos da América do Sul é uma produção da Universidade Federal Fluminense (UFF), por meio do Departamento de Cinema e Vídeo, com apoio da OEI, UNIC-RIO, CTAv, EBC e patrocínio da Petrobras e BNDES.
Confira o cronograma da mostra:
17/11 
19h - Solenidade de abertura
20h - Que Bom Te Ver Viva (Brasil, 1989)
Sinopse: Duas décadas depois, oito ex-presas políticas falam sobre a luta e a tortura vividas durante o regime militar brasileiro e a experiência de ter sobrevivido. Entre os depoimentos, delírios e confissões de uma personagem anônima, que reflete sobre o peso de ter sobrevivo lúcida às torturas.
18/11
14h - Curtas variados
16h - Ameaçados / Mohamed Mohuad
18h - Cabra Marcado para Morrer (Brasil, 1984)
Sinopse: Em 1964, o CPC da UNE inicia um filme sobre a vida de João Pedro Teixeira, líder da Liga Camponesa de Sapé (PB), assassinado por latifundiários, que inclui uma reconstituição ficcional do evento político que levou a sua morte. A viúva de João Pedro, Elizabeth, e outros camponeses participam das filmagens. Mas os trabalhos são interrompidos por conta do golpe militar. 17 anos depois, Coutinho retoma o projeto e vai atrás dos personagens, encontrando Elizabeth na clandestinidade e sem contato com muitos de seus filhos.
20h - Doces Poderes
19/11
14h - Mercado de Notícias (Brasil, 2014) / Seis Copos de Chá (Índia, 2014)
Sinopse Mercado de Notícias: O filme traz os depoimentos de treze importantes jornalistas brasileiros sobre o sentido e a prática de sua profissão, as mudanças na maneira de consumir notícias, o futuro do jornalismo, e também sobre casos recentes da política brasileira, onde a cobertura da imprensa teve papel de grande destaque.

Sinopse Seis Copos de Chá: Dharavi, um menino que trabalha como vendedor de chá e mora na favela mais pobre de Mumbai, Dharavi, tem um simples desejo: ir para a escola como as outras crianças.

16h - O dia que Lorival encarou o guarda / Ação entre amigos

18h - Brava gente brasileira (Brasil, 2000)
Sinopse: Em meados do século XVIII na região pantaneira, soldados portugueses acompanham o cartógrafo Diogo em seu levantamento topógrafico para a Coroa. O grupo se dirige ao Forte Coimbra, posto em permanente estado de guerra com os indígenas ao redor. Em meio ao conflito e a carnificina, se forma um terceiro mundo, onde os valores indígenas e portugueses já não existem.

20h - Debate
20/11
14h - Hoje eu quero voltar sozinho (Brasil, 2014) / Sophia (Brasil, 2013)
Sinopse Hoje eu Quero Voltar Sozinho: Leonardo, um adolescente cego, tenta lidar com a mãe superprotetora ao mesmo tempo em que busca sua independência. Quando Gabriel chega na cidade, novos sentimentos começam a surgir em Leonardo, fazendo com que ele descubra mais sobre si mesmo e sua sexualidade.

Sinopse Sophia: Na busca por entender melhor o universo de Sophia, Joana, mãe dedicada, passa por belíssimas experiências sensoriais. Uma singela história de amor cercada de poesia visual e sonora.

16h - Uma longa viagem (Brasil, 2011)
Sinopse: Através de cartas, entrevistas e depoimentos, conta-se a história do caçula de três irmãos, enviado pela família para Londres em 1969, para não seguir os passos da irmã mais velha e entrar para a luta armada contra a ditadura. O rapaz viaja o mundo enquanto a irmã é presa e torturada no Brasil. Décadas depois, a morte do terceiro irmão impulsiona o resgate da memória dessas viagens e das relações familiares.
18h - Cidadão Boilesen (Brasil, 2009)
Sinopse: Através de diversos depoimentos, o documentário revela as ligações de Henning Albert Boilesen (1916-1971), presidente do grupo Ultra, da Ultragaz, com a ditadura militar. Seu apoio financeiro, assim como de muitos outros empresários, ao movimento de repressão violenta e também a sua participação na criação da temível Oban – Operação Bandeirante, espécie de pedra fundamental do Doi-Codi.

20h - Programa Inventar
21/11
14h - Jessy / Yvy Maraev, Las Tierras sin mal

16h - As criança do Chocó / Rio Cigano

18h - Setenta (Brasil, 2013)

Sinopse: 1970: Em plena ditadura militar, o embaixador suíço no Brasil é sequestrado. Depois de quarenta dias de negociações, o embaixador Giovanni Bucher é trocado por setenta presos políticos que são banidos para o Chile. Setenta reencontra esses personagens quarenta anos depois. Como vivem? Que, são eles? Como superaram a tortura, a prisão, o exílio e como reconstruíram suas vidas.

20h - Debate
22/11
14h - La jaula de oro

16h - Tomou café e esperou / A vigança do tigre

18h - Tejo mar / Cesó las horrible noche / Polinter

20h - A morte de Jaime Roldes
Serviço
9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul
ONDE: CineSESC Abrahim Jorge Fraxe
QUANDO: 17 a 22 de novembro de 2014
HORÁRIO: Das 14h às 22h
QUANTO: Entrada franca

O Voto da Mulher