DIREITOS HUMANOS
Dia 10 de dezembro. Dia universal da Declaração dos Direitos humanos. Mais um dia em que se comemora o dia dos Direitos humanos no mundo, mas vamos lá, há o que comemorar? Podemos falar que houve progresso, nunca se falou tanto em direitos humanos, nunca surgiram tantos órgãos em defesa dos direitos humanos, nunca tantos governos se preocuparam com isso, organizações surgem a todo momento defendendo os direitos que na verdade sempre existiram, mesmo antes de serem positivados. Os direitos humanos são direitos universais, baseados na dignidade da pessoa humana. São direitos que todos nós temos, não importa a raça, a cor, nacionalidade...etc.Somos humanos? Então temos direitos, eles fazem parte de nós desde sempre. Mas ainda assim é necessário que ele seja protegido pelo direito internacional, pelos governos e organizações para ser respeitado. As violações continuam acontecendo em todos os lugares, em vários países, infelizmente. Aqui no Brasil a secretaria de Direitos Humanos divulgou que o número de denúncias de violação desses direitos aumentou 77% em 2012.
A Declaração é um documento internacional que visa afirmar os direitos universais do ser humano.
Segundo o documento (Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas), todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.
O Brasil foi um dos países escolhidos para integrar durante três anos o Conselho de Direitos Humanos da ONU. Espero que o país represente bem o seu papel, deixando a neutralidade de lado ao tratar de assuntos polêmicos envolvendo outras nações. Somos um país que está em destaque no cenário internacional, nossa atuação na defesa dos Direitos Humanos deve ser mais intensa. O Brasil ainda precisa superar vários problemas que sempre existiram nessa área, e melhorar a qualidade, o investimento, a atenção aos direitos humanos básicos, necessários ao desenvolvimento de uma sociedade mais digna, justa e igualitária. Atuar de forma firme e consciente tanto na política interna quanto na externa. Ainda temos um longo caminho a percorrer, mas acredito que estamos nele, vamos trabalhar juntos para garantirmos esses direitos.
Mariene Hildebrando de Freitas
Professora e especialista em Direitos Humanos
email:: marihfreitas@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário