Direito à Vida e à Liberdade
O direito a vida é um direito fundamental ao homem, por que dele decorrem todos os outros. É também uma lei natural, inerente à condição de ser humano. Por isto, a Constituição Federal do Brasil declara que o direito à vida é inviolável.
Ele refere-se a integridade física e moral, ou seja, uma pessoa não pode ser torturada, exposta a humilhações, assim como ter sua vida tirada por outra pessoa. Surge então o conflito entre: "Vida ou Liberdade?".
A liberdade nasce juntamente com o ser humano, entretanto, são impostos restrições à liberdade do homem em razão da convivência em sociedade.
O ser humano é eminentemente social, desta forma, suas atitudes interferem na vida de outras pessoas. Para que esta interferência seja construtiva, existem algumas regras para a preservação da paz, assim formando algumas normas de comportamento. A liberdade então, é um estado que confere plenos poderes ao indivíduo, usada de diversas maneiras, que seguidas torna a convivência humana mais harmoniosa.
Um dos assuntos mais discutidos por esse tema é a legalização do aborto, reunindo várias ideias a seu respeito. Por essa grande divergência de opiniões, sejam relacionadas ao direito de liberdade e vida ou princípios religiosos, o aborto vem gerando conflitos de opiniões sobre o poder de tirar a vida de alguém, ainda indefeso, do direito de liberdade da mulher, ambos protegidos por lei.
Contudo, todo ser humano tem direito à vida e à liberdade. O direito à vida não é só a garantia da "batida do coração", mas sim o direito a realizar uma expectativa da humanidade de ser feliz dignamente.
A liberdade é uma manifestação da vontade, e só através dela é possível a realização pessoal. Todos tem o direito de dizer o que pensam, porém não tem o direito de ofender a honra e a dignidade de outra pessoa.
O homem só será livre se tiver condições de pensar por si próprio e agir dentro dos princípios éticos e dos valores que o engrandeçam perante a sociedade em que vive.
Nomes: Angel Oliveira, Brenda Lima, Ketlen Lepper e Raquel Muller.
Turma: 14
Nenhum comentário:
Postar um comentário